Hoje existem vários tipos de pães, para todos os gostos, pão francês, pão caseiro, pão de forma, pão italiano, pão integral, ciabatta, pão doce… E como vai bem um pão fresquinho?
Bom, mas estima-se que o pão tenha surgido a 12 mil anos, na Mesopotâmia, junto com o cultivo do trigo. Mas naquele período o pão era achatado, duro, seco e amargo.
Foi no Egito, que se tem relatos do surgimento do pão assado em forno de barro, onde foi descoberto a fermentação do trigo. Nessa época que o pão foi considerado um alimento básico e um símbolo de poder. Os egípcios dedicavam muito tempo e espaço para o preparo do pão, naquela época alguns fornos eram do tamanho de um campo de futebol.
Estima-se que o pão chegou no Brasil, junto com os portugueses, que foram oferecidos aos índios, mas que não foram muito favoráveis, porque eles consumiam derivados da mandioca.
Desde a descoberta do pão até hoje, ele está ligado a vida do homem tanto como alimento, quanto símbolo econômico, político, religioso, artístico e cultural
A Sigamaq, sempre está em busca de novas tecnologias para revolucionar a linha do pós-forno, proporcionando em melhor atendimento e melhor qualidade de produto para o consumidor final.
Fonte: